Star Wars - Edição Saga


Há muito tempo, numa rede social muito, muito distante...
Desamparados e sem uma editora que traduzisse, os RPGistas brasileiros nunca tiveram chance de ver um RPG de Star Wars em português.
Encorajados pelo Lado da Luz, destemidos guerreiros da tradução se uniram forjando o Império Rebelde, uma nova esperança para esses órfãos aventureiros do espaço.
Engajados numa dura e destemida batalha que durou anos, finalmente o Lado da Luz triunfou sobre a escuridão, trazendo uma nova era repleta de aventuras interestelares repletas de ação, exploração do desconhecido e empolgantes batalhas sem fim...


Finalmente, após cerca de quatro anos de espera e passando por vários diagramadores e também por um looongo hiato, nós do grupo Império Rebelde – Uma Nova Esperança, anunciamos com orgulho nosso trabalho: o livro básico do Star Wars – Edição Saga está finalmente lançado em português!!!!

Começamos a traduzir o livro logo que o livro básico original foi lançado pela Wizards of the Coast (a mesma editora do Dungeons & Dragons) em 2007. Aliás um grupo de destemidos e ousados fãs já tinha começado a se organizar antes mesmo do lançamento do livro! Naquela época sabíamos que o livro dificilmente seria lançado em português (e de fato nunca foi). O grupo estava muito empolgado, a tradução estava a todo vapor e as discussões numa comunidade do Orkut eram intensas!!!! Muitos debates e discussões sobre como ficaria determinado termo, e incansáveis noites em claro para refazer uma tradução perdida!

Este que vos escreve foi responsável pela tradução de três capítulos do livro, primeira revisão de alguns e revisão final de praticamente o livro inteiro! Foi uma tarefa bem divertida aliás, e apesar do Lado Negro da Força ter nos tentado algumas vezes, nunca desistimos!

A maioria dos membros originais do grupo eram estudantes universitários sem muito tempo para se dedicar, alguns até com família, esposa e filhos, mas que mesmo assim dedicaram parte de seu precioso tempo para este ambicioso projeto. Bom, mas vamos deixar de falar muito sobre a tarefa épica que foi e as dificuldades envolvidas, para falar do livro em si.



O livro básico do Star Wars – Edição Saga é um livro básico completo, com tudo o que você precisa para sair jogando na galáxia de Star Wars. A edição Saga é uma das melhores versões do RPG de Star Wars já lançado. Seria a “terceira edição” do Star Wars D20 e a “quinta edição” do Star Wars RPG, sendo que as duas primeiras foram publicadas pela editora West End Games e utilizavam o Sistema D6.

O livro utiliza o famoso Sistema D20, que se tornou bem popular graças ao RPG mais popular do mundo, o Dungeons & Dragons. As regras do Star Wars – Edição Saga são similares à edição 3.0/3.5 do D&D. São regras simples, fáceis de aprender e divertidas de se jogar. O livro traz uma ampla variedade de espécies da galáxia de Star Wars para se jogar, mas muitas outras estão espalhadas pelos suplementos lançados. Existem apenas cinco classes básicas, mas muito bem customizáveis graças às árvores de talentos, possibilitando criar vários personagens diferentes. Além disso existem também as Classes de Prestígio, que ajudam a definir melhor os personagens. O livro básico possui 12 classes de prestígio bem icônicas para o universo de Star Wars, mas os suplementos trazem muitas outras, assim como mais árvores de talentos.

O livro básico é bem “enxuto”, mas funciona bem. Peca na descrição das espaçonaves (mas para isso existe um suplemento só pra elas), e no detalhe do cenário, mas os livros de apoio suprem essa deficiência, e se você for fã de Star Wars não terá muito problema em adaptar e situar seu grupo no universo de campanha.

Não há previsão de tradução de novos suplementos, mas queremos sim, traduzir mais! E com a mesma qualidade desse maravilhoso livro que você tem acesso agora! Como o livro não é mais publicado, nem a Wizards detém mais os direitos de publicação do RPG de Star Wars, e este livro nunca teve versão oficial em língua portuguesa, você pode distribuir à vontade, e queremos que o faça! Apenas NÃO COMERCIALIZE! Esse trabalho é feito de fã para fã, sem fins lucrativos!

E se você gosta de RPG e Star Wars, prestigie o RPG e esse maravilhoso universo e compre a nova linha de RPGs de Star Wars, publicado pela Fantasy Flight Games: Star Wars – Edge of the Empire, publicado no Brasil também pela Galápagos Jogos sob o título de Star Wars – Fronteira do Império. Em breve mais livros sairão, como a linha Age of Rebellion (Era da Rebelião) e Force and Destiny (Força e Destino).

Então prepare-se para saltar para o hiperespaço e viver incríveis aventuras numa galáxia muito, muito distante! Pegue seu sabre de luz e baixe logo o livro! Que a Força esteja com você padawan!

10 comentários:

  1. É um ótimo trabalho o que vocês fizeram, entretanto, vocês fizeram a revisão considerando a errata?
    Eu reparei em alguns erros, uns de tradução (que fazem diferença no jogo) outros aparentemente uma pequena falha na revisão considerando a errata.
    Exemplos: Na tabela de Aptidões, o valor do Ataque Acrobático não foi alterado para +2 e na descrição da aptidão Tiro Rápido, o atributo em questão deveria ser Des 13, não For 13, sendo que são armas não-leves, ao contrário de armas não-veiculares.
    Estou apenas mostrando pontos de correção, ainda assim, o trabalho de vocês está ótimo.

    Link pra errata: http://holocast.terceiraterra.com/wp-content/uploads/2011/10/SW_errata_A4_Out2008.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aguinaldo Lich, muito obrigado pelo comentário. O livro passou por varias revisões (que consideraram a errata), mas, infelizmente, sempre acaba passando alguma coisa. Já estou arrumando os erros apontados e peço que, se possível, nos envie um e-mail ou entre no nosso grupo no facebook para que possamos discutir melhor sobre isso.
      Segue o link do grupo e o e-mail:
      imperio.rebelde@gmail.com
      https://www.facebook.com/groups/imperio.rebelde/

      Excluir
  2. Cara, EXCELENTE trabalho, Eu estou há um tempão com o meu site parado (o Blog do Dragão Banguela, foi famosinho até há uns tempos atrás hehehe) e vou tratar de divulgar o material lá. Sucesso e grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por essa "Força"!
      Continue nos acompanhando, temos planos para tradução de suplementos

      Excluir
  3. Cara, há um bocado de tempo (tempo pra caralho) eu tinha ouvido falar desse sistema, achei que era até caô, depois descobri que existia de fato mas que nunca seria traduzido e eis que me deparo com isso hoje. Caraca! Mt bom. Parabéns pelo trabalho de toda a equipe e obrigado por nos prestigiar.
    ps: cheguei aki através do Dragão Banguela

    ResponderExcluir
  4. Ótimo trabalho, foi uma vitória para todos jogadores esse maravilhoso livro estar na língua nativa.

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Mano, aparentemente não vejo atividade do grupo. Estou tentando contato via facebook, vamos ver...

      Excluir
  6. belissimo trabalho que vcs fizeram.

    ResponderExcluir